5 Passos Fundamentais para Criação de um Site

5 Passos Fundamentais para Criação de um Site

Criação de um Site
Vote nesta Página ;-)

Briefing e Pesquisa de Mercado

Para conseguir iniciar o processo de criação de um site bem estruturado, é necessário a coleta de um briefinge realizar uma pesquisa de mercado.

O que é o briefingBriefing é o termo que se dá para o conjunto de informações iniciais captadas com o cliente. Entender desde as cores de preferência até qual o maior objetivo do site: institucional, vendas, propaganda, etc.

Depois se sentar com o cliente e entender seus desejos, é essencial realizar uma pesquisa de mercado. Essa busca nada mais é que compreender quem são os maiores concorrentes do setor, como são os sites desses concorrentes e que diferenciais podemos aplicar no site que está sendo criado.

 

Design e Layout

Essa etapa normalmente parece simples para muitos… mas não é! O design por trás da criação de um site é complexo e trabalhoso. É preciso escolher um template inicial – que o designer usará de base para transformar em um site personalizado – o esquema de cores, layout das informações (como por exemplo quais serão os tópicos na barra ‘menu’ ou onde e como ficará  as informações para contato) e ainda o tratamento de todas as imagens que serão usadas para compor o website. É um trabalho que exige bom gosto, talento, agilidade e muita dedicação.

Programação

Para que toda a estética que foi desenvolvida pela criação seja de fato funcional, é preciso um programador. Através do uso de linguagens HTML / CSS é feita a codificação do layout criado; também é preciso avaliar possíveis plug ins que serão inseridos (programas que realizam funções extras no site, como por exemplo umchat em tempo real) e testes de navegabilidade.

 

Testes e Aprovação

Depois de montar uma primeira versão do site, ele precisa ser testado para ter certeza que o funcionamento está correto, o responsivo está configurado (funcionalidade que permite adaptação de telas) e, principalmente, que o cliente está satisfeito. Nesse momento que serão apontados os detalhes e pequenas mudanças que o cliente gostaria de fazer para que tudo fique do seu jeito.

 

Manutenção

A fim de garantir que todos os recursos estejam funcionando corretamente, que a cara do site esteja sempre atual e que novos visitantes se interessem pelo seu negócio, é necessário realizar a manutenção do site. A manutenção engloba desde a estética – mudança de banners, cores, inserção de novos conteúdos – até técnicas de SEO (Search Engine Optimization). Um SEO bem feito precisa ser constantemente otimizado e é o que garante que, a longo prazo, menos investimento seja feito em buscas pagas no Google e seu site tenha mais relevância para aparecer em buscas orgânicas, ou seja, DE GRAÇA.

Comments are closed.